Você sabe o que são os PIU (Projetos de Intervenção Urbana)?

Você sabia que o novo Código de Obras traz itens de sustentabilidade?
26 de setembro de 2017
Para onde vai a fortuna paga em outorga onerosa?
26 de setembro de 2017

Você sabe o que são os PIU (Projetos de Intervenção Urbana)?

Entenda um pouco mais sobre a sua importância e corra para participar da consulta pública do Projeto do Arco Jurubatuba!

É só até hoje (03/07/2017), para participar acesse aqui!

Os Projetos de Intervenção Urbana (PIUs) – definidos pelo Decreto 56.901/2016 tem por objetivo reestruturar urbanisticamente áreas subutilizadas e com potencial de transformação da cidade de São Paulo, definidas pelo Plano Diretor Estratégico (PDE) de 2014, do qual já tratamos aqui no Lumattek Informa.

Tal reestruturação se dá por meio da definição de diretrizes e incentivos que moldam o desenvolvimento da região, acarretando em uma maior previsibilidade da configuração territorial da região para o médio e o longo prazo, ou seja, colabora para um crescimento assistido e controlado da cidade.

O Arco-Jurubatuba, ao sul do território da cidade, compõe o Setor Orla Ferroviária e Fluvial da Macroárea de Estruturação Metropolitana (MEM). Seu território abriga um contingente de 150.000 mil habitantes (1,25% da população paulistana) em uma área de 1.400 hectares compostos por lotes, ou seja, destinados à edificação.

Os objetivos a serem alcançados para essas áreas estruturadoras da cidade visam o equilíbrio na relação entre emprego e moradia, a implantação de novas atividades produtivas, o estímulo ao emprego industrial já existente na região, produção da habitação de interesse social e qualificação de espaços públicos e do transporte coletivo.

Mais especificamente, a reestruturação das Zonas Predominantemente Industriais com as Zonas de Desenvolvimento Econômico, estimulando a presença de toda a cadeia produtiva em uma mesma área, sem a expulsão das indústrias de grande porte. O incentivo a indústria  de alta tecnologia e centros de pesquisa aplicada e a implantação de “backoffices” nas proximidades dessa indústria pode cumprir um importante papel para toda a região sul do município.

Mas para que de fato os PIUs se concretizem como Projetos de resultado efetivo para a cidade, e para não corrermos o risco de nos depararmos com decisões que fogem do nosso interesse, é importante participarmos!

Nessa consulta pública, todos os cidadãos podem dar suas sugestões, fazer críticas e questionamentos de maneira simples e direta, o que colabora para a construção de uma cidade mais participativa e democrática. Participe aqui!

Irianna Steck

Os comentários estão encerrados.