Você tem um estacionamento, terreno sem construção ou subutilizado? Cuidado, seu vizinho pode te dedurar para a Prefeitura!

Cuidados com a fiscalização de imóveis comerciais e Indeferimento em grandes lotes de processos eletrônicos convertidos em papel!
4 de janeiro de 2017
Gestão Doria e o mercado imobiliário de São Paulo
2 de março de 2017

Você tem um estacionamento, terreno sem construção ou subutilizado? Cuidado, seu vizinho pode te dedurar para a Prefeitura!

A Prefeitura de São Paulo disponibilizou uma ferramenta chamada “Mapa da Função Social da Propriedade” , cujo objetivo é ser uma ferramenta colaborativa para identificar imóveis ociosos, obrigando-os a cumprir a função social da propriedade.

A Prefeitura de São Paulo disponibilizou no “Gestão Urbana” o Mapa Colaborativo da Função Social da Propriedade. A ideia é permitir que a população contribua na tarefa de reorientar o uso de imóveis ociosos em regiões com infraestrutura urbana adequada, evitando assim a degradação e abandono de propriedades, encarecimento da terra e expulsão da população mais carente para áreas vulneráveis.

Se o imóvel indicado estiver na área de abrangência de interesse público, equipes da Prefeitura realizarão uma vistoria no local e, constatada a irregularidade, o proprietário será notificado e terá um ano para adequar a situação do imóvel. Se o prazo não for cumprido, incidirá uma alíquota progressiva IPTU.

Função Social da Propriedade

O combate à especulação imobiliária foi formalizado no Plano Diretor Estratégico (PDE) 2014 para São Paulo. O instrumento foi previsto no Estatuto da Cidades e na Constituição Federal. Até outubro deste ano, 1.204 propriedades foram notificadas.

Segundo a PMSP, o objetivo das notificações para cumprimento da Função Social da Propriedade não é punir, mas sim efetivar uma política urbana coerente com os desafios que a cidade deve enfrentar e também promover uma transformação efetiva no território, conforme interesses econômicos, sociais, ambientais e urbanísticos da comunidade.

A atualização das notificações do Parcelamento, Edificação e Utilização Compulsórios (PEUC) é realizada mensalmente.

Cuidado, seu vizinho pode te incluir nesta lista! Não deixe de fazer com que seu imóvel cumpra função social adequada para não ter esse risco!

 

Os comentários estão encerrados.